Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, sobretudo da Internet, e a popularização dos computadores pessoais a Educação à Distância (EaD) vem sendo fortemente impulsionada e por conseqüência a utilização de espaços virtuais de aprendizagem, ou seja, softwares desenvolvidos sobre metodologia pedagógica para auxiliar a realização de ensino e da aprendizagem virtual, designados como:
* Sistemas de Administração de Aprendizagem (LMS)
* Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)
* Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizado (AVEA)
* Sistemas de e-learning
Almeida (2003 ) define ambientes digitais de aprendizagem como "sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos."
Diante, desse fato, temos a questão da avaliação da aprendizagem do aluno da educação virtual e do próprio processo com a intenção de se ter subsídios para uma delimitação de futuras ações.
Existem dois tipos de interação entre professores e alunos: síncronos e assíncronos: a comunicação assíncrona permite a reflexão e fundamentação da resposta antes que seja postada; a comunicação síncrona, o tempo de reflexão é menor, já que as intervenções são realizadas no momento da ação. Por isso, ao iniciar a atividade avaliativa os objetivos, as regras, as atitudes e os procedimentos de participação servem como orientação para o grupo.
Neiva
Sugestão de leitura: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini. Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de. Aprendizagem.