domingo, 4 de novembro de 2007

Considerações sobre Avaliação dae Aprendizagem Virtual


Com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, sobretudo da Internet, e a popularização dos computadores pessoais a Educação à Distância (EaD) vem sendo fortemente impulsionada e por conseqüência a utilização de espaços virtuais de aprendizagem, ou seja, softwares desenvolvidos sobre metodologia pedagógica para auxiliar a realização de ensino e da aprendizagem virtual, designados como:

* Sistemas de Administração de Aprendizagem (LMS)
* Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)
* Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizado (AVEA)
* Sistemas de e-learning


Almeida (2003 ) define ambientes digitais de aprendizagem como "sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos."

Atualmente, existem várias opções desse tipo de softwares. Alguns podem ser adquiridos gratuitamente outros são softwares proprietários. Muitas instituições, universitárias ou não (empresas para formação contínua) fazem uso desse tipo de ferramenta com fins educacionais.

Diante, desse fato, temos a questão da avaliação da aprendizagem do aluno da educação virtual e do próprio processo com a intenção de se ter subsídios para uma delimitação de futuras ações.

Como realizar a avaliação se o ensino não ocorre face a face, entre educador e educandos?

Existem dois tipos de interação entre professores e alunos: síncronos e assíncronos: a comunicação assíncrona permite a reflexão e fundamentação da resposta antes que seja postada; a comunicação síncrona, o tempo de reflexão é menor, já que as intervenções são realizadas no momento da ação. Por isso, ao iniciar a atividade avaliativa os objetivos, as regras, as atitudes e os procedimentos de participação servem como orientação para o grupo.

Os próprios softwares dispõem de ferramentas adequadas para um monitoramento das ações dos alunos nesse espaço virtual. Como, via de regra, toda a ação pedagógica dá-se através de participações em fóruns, bate-papos, mensagens de correio eletrônico, listas de discussão e demais atividades que remetem às autorias e publicações nesses ambientes.

Professores e tutores, responsáveis pela mediação do processo de ensino e aprendizagem, de posse dessas dados e através de uma análise qualitativa do material produzido em grupo e individualmente têm subsídios para fazer considerações acerca do conhecimento produzido e se os objetivos propostos no início do curso foram atingidos ou não.

Muitos aspectos qualitativos podem ser observados, não somente o cumprimento ou não das atividades solicitadas, por exemplo, nas atuações em fóruns de discussão: o número e a qualidade de intervenções, o grau de contribuição e a capacidade de gerar novas discussões, isto é, tornando-se co-autor do conhecimento produzido.

Neiva


Sugestão de leitura: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini. Tecnologia e Educação a Distância: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais e Interativos de. Aprendizagem.